Cursos de Aprimoramento Profissional

Os cursos de aprimoramento profissional consistem em cursos de formação continuada ou de qualificação profissional ofertados como cursos livres (Conforme a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), com a função de desenvolver repertórios comportamentais específicos para a atuação com o comportamento humano. Cada curso tem seus objetivos, características e duração planejados conforme as necessidades de repertórios a serem desenvolvidos. Os cursos são organizados a partir das proposições de Programação de Ensino (ou Programação de Condições para Desenvolvimento de Comportamentos – PCDC) que visa o desenvolvimento de repertório comportamental gradativamente mais complexo; bem como, visam promover repertórios de análise e síntese experimental do comportamento. Nesse contexto, é importante a clareza conceitual sobre a Análise Experimental do Comportamento:

 

ANÁLISE: Analisar significa identificar os componentes de um fenômeno. Sendo o comportamento o fenômeno estudado na Psicologia, analisar comportamentos significa identificar os elementos componentes do mesmo, a partir da análise de contingências, que visa identificar eventos ambientais antecedentes que constituem o comportamento (incluindo os outros, os objetos, etc; história de vida; experiências passadas, práticas culturais), as ações ou atividades do organismo (o funcionamento do nosso corpo – anatômico e fisiológico) e eventos ambientais que seguem às ações ou atividades do organismo (imediatos e de longo prazo).

 

 

SÍNTESE: Sintetizar é promover alteração em elementos que compõem nosso comportamento e, uma vez que algum componente do comportamento é alterado, o sistema de relação entre os componentes constituintes também sofre alterações, formando um novo comportamento.

 

 

EXPERIMENTAL: Em “Análise Experimental do Comportamento”, experimental significa avaliar e demonstrar mudanças produzidas sobre o comportamento pelo manejo de aspectos constituintes e/ou determinantes do mesmo.

 

 

COMPORTAMENTO: É o objeto de intervenção do analista experimental do comportamento e é compreendido como uma complexa relação entre propriedades das ações do organismo (o que uma pessoa faz, pensa, sente) e propriedades do ambiente (físico e social; presente e passado) no qual esse organismo está inserido.

Análise do Comportamento “Aplicada” (ABA) para Atuação como Assistente Terapêutico (AT) com Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

OBJETIVO: (este curso visa desenvolver comportamentos de): analisar e alterar processos comportamentais que ocorrem com crianças com TEA.

 

CARGA HORÁRIA: 66 horas.

 

PÚBLICO: profissionais e estudantes da área da saúde.

 

CERTIFICAÇÃO: Assistente Terapêutico.

O curso de aprimoramento profissional em Análise do Comportamento “Aplicada” (ABA) para atuação com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) consiste em um curso livre, que visa o aprimoramento conceitual, técnico e ético em intervenção para o TEA. O curso é organizado em quatro módulos:

 

MÓDULO 1: Análise funcional e conceitos básicos em análise do comportamento para intervenção com crianças com TEA (22 horas).

 

MÓDULO 2: Comportamento verbal como recurso para intervenção com crianças com TEA (11 horas).

 

MÓDULO 3: Avaliação e medidas de comportamento para intervenção com crianças com TEA (11 horas).

 

MÓDULO 4: Programação, plano terapêutico e intervenção para desenvolvimento de repertório comportamental em crianças com TEA (22 horas).

O curso pode ser adquirido individualmente, quando em oferta de nova turma OU em grupos fechados, como desenvolvimento profissional para equipes de instituições que atendem crianças com TEA.

 

Veja abaixo informações sobre outros cursos oferecidos:

 

FORMAÇÃO EM PSICOTERAPIA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL

 

ANÁLISE FUNCIONAL E CONCEITOS BÁSICOS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PARA INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

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