Cursos de Aprimoramento Profissional

Os cursos de aprimoramento profissional consistem em cursos de formação continuada ou de qualificação profissional ofertados como cursos livres (Conforme a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), com a função de desenvolver repertórios comportamentais específicos para a atuação com o comportamento humano. Cada curso tem seus objetivos, características e duração planejados conforme as necessidades de repertórios a serem desenvolvidos. Os cursos são organizados a partir das proposições de Programação de Ensino (ou Programação de Condições para Desenvolvimento de Comportamentos – PCDC) que visa o desenvolvimento de repertório comportamental gradativamente mais complexo; bem como, visam promover repertórios de análise e síntese experimental do comportamento. Nesse contexto, é importante a clareza conceitual sobre a Análise Experimental do Comportamento:

 

 

ANÁLISE: Analisar significa identificar os componentes de um fenômeno. Sendo o comportamento o fenômeno estudado na Psicologia, analisar comportamentos significa identificar os elementos componentes do mesmo, a partir da análise de contingências, que visa identificar eventos ambientais antecedentes que constituem o comportamento (incluindo os outros, os objetos, etc; história de vida; experiências passadas, práticas culturais), as ações ou atividades do organismo (o funcionamento do nosso corpo – anatômico e fisiológico) e eventos ambientais que seguem às ações ou atividades do organismo (imediatos e de longo prazo).

 

 

SÍNTESE: Sintetizar é promover alteração em elementos que compõem nosso comportamento e, uma vez que algum componente do comportamento é alterado, o sistema de relação entre os componentes constituintes também sofre alterações, formando um novo comportamento.

 

 

EXPERIMENTAL: Em “Análise Experimental do Comportamento”, experimental significa avaliar e demonstrar mudanças produzidas sobre o comportamento pelo manejo de aspectos constituintes e/ou determinantes do mesmo.

 

 

COMPORTAMENTO: É o objeto de intervenção do analista experimental do comportamento e é compreendido como uma complexa relação entre propriedades das ações do organismo (o que uma pessoa faz, pensa, sente) e propriedades do ambiente (físico e social; presente e passado) no qual esse organismo está inserido.

Formação em Psicoterapia Analítico-Comportamental

OBJETIVO: (este curso visa desenvolver comportamentos de): analisar e alterar processos comportamentais em contexto clínico.

 

CARGA HORÁRIA: 150 horas.

 

PÚBLICO: profissionais de Psicologia e estudantes a partir da 8ª fase do curso de graduação em Psicologia.

 

CERTIFICAÇÃO: Psicoterapia Analítico Comportamental.

A formação em Análise Experimental do Comportamento Clínica consiste em um curso livre, que visa o aprimoramento conceitual, técnico e ético de psicoterapeutas. O curso é organizado em dois módulos independentes:

 

MÓDULO 1: Caracterização e manejo de processos comportamentais (duração de 10 meses).

 

MÓDULO 2: (opcional e não incluído nas características aqui descritas): Estágio e grupos de supervisão (Duração de 6 meses).

Por ser um curso extenso e orientado pelos princípios da PCDC, é coordenado por um(a) professor(a) com auxílio de demais profissionais em debates específicos, com aulas de avaliação de processos comportamentais.

 

Veja abaixo informações sobre outros cursos oferecidos:

 

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO “APLICADA” (ABA) PARA ATUAÇÃO COMO ASSISTENTE TERAPÊUTICO (AT) COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

 

ANÁLISE FUNCIONAL E CONCEITOS BÁSICOS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PARA INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

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