Supervisão Clínica para Profissionais que Atuam em Psicoterapia Analítico-Comportamental
A supervisão é uma possibilidade de aprimoramento de profissionais na qual um(a) profissional mais experiente auxilia o(a) profissional (ou estudante) na compreensão e condução de casos ou situações que estejam sendo atendidos. Para isso, são criadas condições com o objetivo de desenvolvimento de comportamentos que envolvam o aprimoramento conceitual, técnico e ético nas intervenções realizadas. Tais comportamentos envolvem situações como: a discussão de alternativas do contexto de intervenção, o exame da relação terapêutica, a formulação de caso, a elaboração de análises funcionais, entre tantas outras; bem como o exame do comportamento do próprio profissional que realiza as intervenções.
O IFAC oferece diferentes formatos de supervisão.
Quanto à necessidade:
1. Sob demanda específica: quando o profissional busca auxílio para uma situação específica de um caso e envolve uma ou poucas sessões de supervisão.
2. Desenvolvimento continuado: acompanhamento contínuo de um ou poucos casos em várias sessões de supervisão.
Quanto à quantidade de pessoas:
1. Individual: Com apenas uma pessoa e, em geral, são realizadas sessões de aproximadamente 1h de duração e com frequência a ser combinada.
2. Em grupo: são realizadas sessões semanais em grupos, com quantidade e duração a ser combinada.
Quanto à modalidade:
1. Presencial: em Florianópolis, nos espaços físicos do IFAC.
2. On-line: por meio de plataformas de videoconferência a combinar.
Supervisão Clínica para Profissionais que Atuam em Psicoterapia Analítico-Comportamental para o Atendimento de Mulheres em Situação de Violência
Consiste na análise de processos comportamentais que surgem em contextos de atendimento a mulheres que sofrem ou sofreram situação de violência e desenvolvimento de condições que alterem ou amenizem contingências aversivas e promovam contingências reforçadoras, bem como, em casos de riscos à vida, desenvolvimento de planos de segurança. O atendimento a mulheres que vivenciam situações de violência requer, em muitos casos, uma intervenção em rede multiprofissional a fim de garantir a vida e o bem-estar da mesma. O processo ocorre a partir de exames de casos atendidos pela(o) profissional que busca supervisão orientando para maior clareza acerca do comportamento que necessita de intervenção, bem como do comportamento profissional (técnico e conceitual) da(o) supervisionanda(o). São exemplos de processos para supervisão: queixas de comportamentos abusivos; situação de relacionamento abusivo; situação de cárcere privado entre outros.
Veja abaixo informações sobre outros serviços oferecidos: