Avaliação Diagnóstica Infantil para Suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O QUE É O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)?

 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento. Transtornos do neurodesenvolvimento são constituídos por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Os déficits de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência.

 

No caso do Autismo, há dois critérios diagnósticos que devem estar presente nos indivíduos. Os sintomas associados a esses dois critérios produzem prejuízos clinicamente significativos em áreas sociais, ocupacionais ou outras áreas importantes do funcionamento do indivíduo. Esses critérios são:

A. Déficits persistentes na comunicação social e interação social por meio de múltiplos contextos.

B. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

 

Vale destacar que por ser um espectro, os sinais e sintomas que caracterizam o TEA variam em níveis de intensidade e suas manifestações podem aparecer de forma diferente em cada indivíduo, sendo necessário avaliar a singularidade de cada sujeito.

 

O QUE É E COMO OCORRE A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INFANTIL PARA SUSPEITA DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)?

 

O processo de avaliação diagnóstica é destinado aos pais que estão suspeitando de Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou percebendo algum atraso de desenvolvimento em seus filhos.

 

O processo de avaliação consiste em avaliar o repertório comportamental da criança e a aquisição das habilidades caracterizadas nos marcos de desenvolvimento. Para isso, podem ser realizadas entrevistas com os genitores, entrevistas na escola, observação clínica do comportamento, observação do comportamento em contexto natural e aplicação de instrumentos padronizados.

No processo de avaliação podem ser identificados sinais e sintomas compatíveis com o TEA, além de uma avaliação do desenvolvimento da criança e das suas habilidades. A partir da avaliação é possível caracterizar as áreas que precisam de intervenção e planejar as melhores condições de ensino para o desenvolvimento dos comportamentos socialmente relevantes.

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