O que é a Análise do Comportamento e de que forma ela pode atender à sociedade

Tudo o que os seres humanos fazem é comportamento. Na Análise do Comportamento, o comportamento é compreendido como uma complexa relação entre propriedades das ações do organismo (o que uma pessoa faz, pensa, sente) e propriedades do ambiente (físico e social; presente e passado) no qual esse organismo está inserido. Esse ambiente é tanto um contexto que promove condições para que nossas ações ocorram ou deixem de ocorrer, quanto o resultado das nossas ações para nós e para os outros. Nossos comportamentos são constituídos ao longo da nossa história de vida e são, dessa forma, singulares, únicos para cada um de nós.


A Análise do Comportamento é, portanto, uma ciência cujas intervenções visam caracterizar a constituição do comportamento humano, promover ações para manter comportamentos saudáveis e alterar comportamentos que produzem sofrimento. Essa ciência tem como base a filosofia behaviorista radical, proposta por Skinner. Nesse contexto, “radical” significa raiz, base; e “behavior” significa comportamento. Por tanto, o comportamento é compreendido como a raiz, a base, de estudo e intervenção de analistas do comportamento.


Considerando que Análise do Comportamento é uma forma de compreender e intervir sobre o comportamento humano, as intervenções baseadas nessa ciência são realizadas em qualquer contexto em que nos inserimos, tais como: família, trabalho, escola, relações sociais, relações amorosas, sistema jurídico, hospitais, esportes, entre tantos outros.

Rolar para cima