Análise Funcional e Conceitos Básicos em Análise do Comportamento para Intervenção com Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Objetivo: analisar funcionalmente processos comportamentais apresentados por crianças com TEA.

 

Público-alvo: profissionais com interesse em desenvolver habilidades em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para intervenção com crianças com Transtorno do Espectro Autista.

 

Carga Horária Total: 11 horas.

 

Modalidade: presencial, na sede do IFAC: Av. Desembargador Victor Lima, 260, sala 915 – Trindade. Florianópolis/SC.

 

Vagas: limitadas a 10 pessoas.

 

Datas e Horário das Aulas:
Sexta-feira, dia 19 de abril de 2024, das 19h às 22h (3h)
Sábado, dia 20 de abril de 2024, das 8h30min às 12h30min (4h) e das 13h30min às 17h30min (4h).

 

Valor: R$430,00 à vista ou parcelamento pelo Mercado Pago.

 

Condução do Curso por

DÉBORA THAIS KLEIN, psicóloga, mestre em Psicologia (UFPR, com ênfase em Análise do Comportamento), supervisora ABA.

JULIANE VIECILI, psicóloga, doutora em Psicologia (UFSC, linha Análise do Comportamento), analista do comportamento acreditada pela ABPMC, mais de 20 anos na docência de Psicologia e de Análise do Comportamento.

PARA ALÉM DE APRESENTAÇÃO DE CONSEQUÊNCIAS ARTIFICIAIS E ARBITRÁRIAS!!! APRENDA A FAZER UMA ANÁLISE FUNCIONAL CONSIDERANDO O COMPORTAMENTO OPERANTE NA SUA COMPLEXIDADE RELACIONAL E A IDENTIFICAR PROPRIEDADES DOS EVENTOS AMBIENTAIS E DAS AÇÕES DE CRIANÇAS COM TEA QUE PRODUZEM E MANTÉM SEUS COMPORTAMENTOS.

Inscrições Abertas

Cursos de Aprimoramento Profissional

Os cursos de aprimoramento profissional consistem em cursos de formação continuada ou de qualificação profissional ofertados como cursos livres (Conforme a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), com a função de desenvolver repertórios comportamentais específicos para a atuação com o comportamento humano. Cada curso tem seus objetivos, características e duração planejados conforme as necessidades de repertórios a serem desenvolvidos. Os cursos são organizados a partir das proposições de Programação de Ensino (ou Programação de Condições para Desenvolvimento de Comportamentos – PCDC) que visa o desenvolvimento de repertório comportamental gradativamente mais complexo; bem como, visam promover repertórios de análise e síntese experimental do comportamento. 

Nesse contexto, é importante a clareza conceitual sobre a Análise Experimental do Comportamento:


ANÁLISE: Analisar significa identificar os componentes de um fenômeno. Sendo o comportamento o fenômeno estudado na Psicologia, analisar comportamentos significa identificar os elementos componentes do mesmo, a partir da análise de contingências, que visa identificar eventos ambientais antecedentes que constituem o comportamento (incluindo os outros, os objetos, etc; história de vida; experiências passadas, práticas culturais), as ações ou atividades do organismo (o funcionamento do nosso corpo – anatômico e fisiológico) e eventos ambientais que seguem às ações ou atividades do organismo (imediatos e de longo prazo).

 

SÍNTESE: Sintetizar é promover alteração em elementos que compõem nosso comportamento e, uma vez que algum componente do comportamento é alterado, o sistema de relação entre os componentes constituintes também sofre alterações, formando um novo comportamento.

 

EXPERIMENTAL: Em “Análise Experimental do Comportamento”, experimental significa avaliar e demonstrar mudanças produzidas sobre o comportamento pelo manejo de aspectos constituintes e/ou determinantes do mesmo.

 

COMPORTAMENTO: É o objeto de intervenção do analista experimental do comportamento e é compreendido como uma complexa relação entre propriedades das ações do organismo (o que uma pessoa faz, pensa, sente) e propriedades do ambiente (físico e social; presente e passado) no qual esse organismo está inserido.

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