Orientação sobre Processos Comportamentais

O processo de orientação consiste em auxiliar o profissional ou estudante no desenvolvimento de seu projeto, seja de produção de conhecimento (pesquisa) seja de intervenção, sobre processos comportamentais. Nesse sentido, busca-se organizar condições (de produção, debate e estudo) para que o profissional ou estudante desenvolva um repertório orientado à produção de conhecimento científico, à produção de tecnologia e ao aprimoramento da prática da Análise do Comportamento.

 

O IFAC oferece diferentes formatos de orientação.

 

Quanto à necessidade:

1. Sob demanda específica: quando o profissional busca auxílio para compreender ou decidir sobre uma situação específica de pesquisa ou intervenção e envolve uma ou poucas sessões de orientação.

2. Desenvolvimento continuado: acompanhamento contínuo de planejamento, execução e avaliação de projetos de pesquisa ou intervenção em várias sessões de orientação.

 

Quanto à quantidade de pessoas:

1. Individual: Com apenas uma pessoa e, em geral, são realizadas sessões de aproximadamente 1h de duração e com frequência a ser combinada.

2. Em grupo: são realizadas sessões semanais em grupos, com quantidade e duração a ser combinada.

 

Quanto à modalidade:

1. Presencial: em Florianópolis, nos espaços físicos do IFAC.

2. On-line: por meio de plataformas de videoconferência a combinar.

Orientação sobre Processos Comportamentais para Elaboração e Execução de Programas de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos

Consiste no desenvolvimento de programas que visem implementar comportamentos novos (ainda não pertencentes ao repertório de quem irá participar), alterar ou aprimorar comportamentos que ocorram em contextos de trabalho, educacionais, sociais ou em contextos diversos de vida. Tal processo se refere a desenvolver repertórios comportamentais para a elaboração de programação de ensino (ou programação de condições para o desenvolvimento de comportamentos – PCDC) e que, para tal, envolve examinar o programa que é elaborado, desde a definição de objetivos, planejamento, execução, avaliação e aperfeiçoamento, bem como o comportamento de quem programa. São exemplos de processos para supervisão: elaboração e desenvolvimento de treinamentos profissionais para a realização de atividades de trabalho ou de relações em ambientes de trabalho, de promoção de saúde em contexto escolar com crianças ou adolescentes, de capacitação de agentes de saúde, entre tantos outros processos comportamentais que ocorrem e podem ser objeto de intervenção por analistas do comportamento.

 

Veja abaixo informações sobre outros serviços oferecidos:

 

ORIENTAÇÃO SOBRE PROCESSOS COMPORTAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS

 

ORIENTAÇÃO SOBRE PROCESSOS COMPORTAMENTAIS PARA PROJETOS DE INTERVENÇÃO PROFISSIONAL

 

ORIENTAÇÃO SOBRE PROCESSOS COMPORTAMENTAIS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO PSICOLÓGICO EM CASO DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

Rolar para cima