Orientação sobre Processos Comportamentais

O processo de orientação consiste em auxiliar o profissional ou estudante no desenvolvimento de seu projeto, seja de produção de conhecimento (pesquisa) seja de intervenção, sobre processos comportamentais. Nesse sentido, busca-se organizar condições (de produção, debate e estudo) para que o profissional ou estudante desenvolva um repertório orientado à produção de conhecimento científico, à produção de tecnologia e ao aprimoramento da prática da Análise do Comportamento. 

 

O IFAC oferece diferentes formatos de orientação.

 

Quanto à necessidade:

1. Sob demanda específica: quando o profissional busca auxílio para compreender ou decidir sobre uma situação específica de pesquisa ou intervenção e envolve uma ou poucas sessões de orientação.

2. Desenvolvimento continuado: acompanhamento contínuo de planejamento, execução e avaliação de projetos de pesquisa ou intervenção em várias sessões de orientação.

 

Quanto à quantidade de pessoas:

1. Individual: Com apenas uma pessoa e, em geral, são realizadas sessões de aproximadamente 1h de duração e com frequência a ser combinada.

2. Em grupo: são realizadas sessões semanais em grupos, com quantidade e duração a ser combinada.

 

Quanto à modalidade:

1. Presencial: em Florianópolis, nos espaços físicos do IFAC.

2. On-line: por meio de plataformas de videoconferência a combinar.

Orientação sobre Processos Comportamentais para o Desenvolvimento de Pesquisas Científicas

Consiste no processo de consultoria para o desenvolvimento de projetos e execução de pesquisas científicas acerca de processos comportamentais. A ênfase da supervisão consiste no desenvolvimento de comportamentos que constituem a produção de conhecimento científico, portanto se refere a orientação para a realização do trabalho científico, em hipótese alguma se refere à realização do trabalho em si. São exemplo de processos para orientação: pesquisas realizadas em contexto acadêmico em diferentes níveis (graduação – TCC, mestrado, doutorado e pós-doutorado), pesquisas realizadas de forma autônoma em diferentes contextos de atuação profissional, pesquisas participantes de editais de fomento, pesquisas realizadas por organizações de trabalho e educacionais, entre outras.
 
Veja abaixo informações sobre outros serviços oferecidos:
 
 
 
 
 
Rolar para cima