Orientação Parental (mães, pais ou cuidadores responsáveis por crianças e adolescentes)

A orientação parental pode ser realizada tanto para famílias que identificam um comportamento de crianças ou adolescentes como “problema”, quanto de forma preventiva no exercício da parentalidade.

 

Às famílias que identificam um “comportamento problema”, consiste em processo para auxiliar mães, pais ou responsáveis a compreenderem o comportamento de filhos(as) e buscar alterar interações ou situações que possam produzir sofrimento. Compreende-se que a dinâmica de interação entre mães, pais ou responsáveis com os(as) filhos(as) se caracteriza como comportamentos educativos parentais e estabelecem condições para que crianças ou adolescentes ajam tanto no contexto familiar, quanto, em generalização, em contextos diversos. Caracterizar tais comportamentos educativos parentais e identificar as decorrências sobre o comportamento filial possibilita com que alterações sejam realizadas nesses comportamentos parentais a fim de repercutir sobre o comportamento dos filhos. Assim, o processo ocorre com mães, pais ou responsáveis de crianças ou adolescentes cujos comportamentos seriam considerados comportamentos problema.

 

Como forma de intervenção preventiva sobre problemas comportamentais, a orientação parental consiste em auxiliar mães, pais ou responsáveis a compreenderem a dinâmica envolvida no processo de aquisição de comportamentos e agirem de forma construírem contexto que aumentem a probabilidade de promover autonomia e autoconfiança às crianças.

 

A Orientação Parental pode ser realizada no formato: 

1) Presencial em Florianópolis, nos espaços físicos do IFAC; 

2) On-line por meio de plataformas de videoconferência a combinar.

 

Veja abaixo informações sobre outros serviços oferecidos:

 

PSICOTERAPIA PARA CRIANÇAS

 

PSICOTERAPIA PARA CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Rolar para cima